Qual o propósito da sua empresa?

June 25, 2018

Quem já foi na Plural conversar conosco sobre o nosso trabalho, certamente já ouviu que acreditamos muito que toda a empresa tem um propósito muito maior e mais nobre que o lucro. Um motivo para existir que faz diferença na vida das pessoas.

 Quando se abre uma empresa, ela tem uma função social muito forte, isso porque seus produtos e/ou serviços só estão sendo comercializados porque há uma demanda, alguém precisa deles. A sociedade precisa dessa empresa para suprir suas necessidades e desejos, a cidade precisa da empresa para se desenvolver e, claro, o dono da empresa precisa dela para se sustentar, além de conquistar uma realização pessoal e profissional. Todas as empresas causam um impacto sobre na vida das pessoas.


Descobrir o propósito da tua empresa auxilia a criar uma identidade visual que faça sentido. Mais do que isso, faz com que todas as ações, comunicação, comportamentos, demandas da empresa trabalhem juntas em uma única direção, alinhadas a realização desse propósito em cada detalhe, conectando toda a estratégia de atuação do teu negócio. Desta forma, tudo passa a fazer muito mais sentido.

 

Até então, tínhamos a Missão, a Visão e os Valores como norteadores dos princípios e rumos da empresa. Porém, esses conceitos um tanto teóricos estão perdendo a força diante do Propósito. Enquanto a Missão descreve o negócio, a Visão indica como a empresa deseja evoluir e os valores fortalecem a cultura, um propósito bem delineado é um consistente indicador para a tomada de decisões dentro da empresa e para uma execução de tarefas que façam sentido para o seu negócio. Afinal, o propósito inspira e dá orientação prática. Ele é um compromisso moral e serve como princípio para cada ação realizada.


Sendo percebido pelo cliente, o propósito trabalha a teu favor fortalecendo o engajamento e conectando pessoas com esse mesmo objetivo. Ele agrega relevância a existência da tua empresa e a torna única, já que duas empresas do mesmo segmento podem seguir em direções totalmente opostas, ter propostas diversas e se apresentar de maneiras muito diferentes para o cliente, dependendo do seu propósito.

O que faz com que o cliente admire uma empresa e se torne fiel, é a materialização de um bem maior do que apenas ganhar dinheiro em seus produtos e serviços. Por exemplo, uma pessoa que vende maquiagem, também vende autoestima, beleza, autoconhecimento. Uma empresa de móveis vende conforto, colabora para um lugar com pessoas mais descansadas, famílias felizes, lares fortalecidos. Uma academia pode trabalhar para que as pessoas sejam mais saudáveis, ativas, comprometidas. E todas elas contribuem por uma cidade melhor, mais feliz e motivada.

Clientes gostam de empresas que atendam suas expectativas e, acima de tudo, mexam com suas emoções. Realizar o teu propósito de vida por meio da tua empresa, ou ter um novo propósito que traga soluções para a tua cidade e para o mundo comportadas pela tua empresa serve como alavanca para que os teus objetivos sejam alcançados e teus desígnios cumpridos. Afinal, o sucesso do teu negócio é resultado da tua capacidade de entender o mercado de um ângulo diferente e menos óbvio, para ganhar distanciamento dos concorrentes.

Não sabe qual o propósito da tua empresa? Quer descobrir o grande motivo porque ela existe?! A Plural criou uma técnica exclusiva para extrair o propósito de empresas a partir de uma fusão de técnicas de Design, Marketing e Coaching. 

Quer saber mais sobre isso? Fale conosco.

Compartilhar
RT
Please reload

© Copyright 2016 by Plural Design & Comunicação. Desenvolvido por Gath Soluções em TI