Branding: a importância da gestão de marcas

August 2, 2017

 

Administrar a imagem da sua empresa é muito importante. E isso vale tanto para o atendimento, a apresentação do local, a cordialidade, e também forma como você se comunica com o seu público, especialmente por meio da marca.

 

Philip Kotler, o guru do marketing, ao definir o valor de uma marca disse que uma empresa deve se diferenciar dos seus concorrentes tanto pela marca, qualidade do serviço, qualificação técnica dos profissionais e acima de tudo, pela construção e consolidação de sua identidade.

 

O termo Branding ou Brand Management pode ser traduzido para o português como gestão de marcas ou o ato de administrar a imagem de uma empresa. Um negócio deve informar de forma clara qual o produto ou serviço oferecido, e o seu posicionamento é o que determina a importância da sua marca na escolha do consumidor. Ele está relacionado diretamente à reputação da empresa, determinando a percepção que o público tem sobre a marca.

 

O branding começa desde o momento em que a marca é criada, minuciosamente pensada para o seu público, ela pode ganhar exposição com ações de marketing e, ainda, ser trabalhada em ações internas na empresa, para transmitir a imagem pretendida. Ele serve também para alavancar o brand equity, ou seja aumentar o valor monetário da marca, aumentando assim o valor da própria empresa, como grandes e famosas marcas costumam fazer, entre elas Adidas, Harley Davidson, Coca-Cola. Pensar em um conceito para uma marca é bem mais amplo do que criar um nome e um símbolo gráfico para identificá-la.

 

A marca deve conter a experiência que será passada ao cliente para transmitir seus valores e sua percepção, que envolve os 5 sentidos – ou os mais relevantes para o seu tipo de negócio, quando aplicados – para trabalhar a identificação de uma empresa e seus produtos ou serviços. Por isso que o branding deve ser um trabalho permanente e focado em ações estratégicas, que mantenham a imagem da empresa sempre em um lugar de destaque na lembrança do consumidor.

 

Mas, afinal, o que é Marca? A marca é todo o conjunto de coisas que representa a sua empresa, é ela quem anuncia a sua presença. Mais do que isso, a marca não depende apenas de você, pois ela depende muito da percepção das pessoas. E isso pode ser trabalhado, mas não necessariamente imposto.

 

Como disse o publicitário Walter Landor: “Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente”. Ela é, portanto, basicamente aquilo que diferencia um produto de uma empresa de outro e, quanto mais clara e óbvia é essa diferenciação, mais essa marca é enraizada na mente de seus potenciais consumidores, seja de forma positiva ou negativa. É ela que torna o seu produto único e especial.

 

 

Compartilhar
RT
Please reload

© Copyright 2016 by Plural Design & Comunicação. Desenvolvido por Gath Soluções em TI