Durante muito tempo, a indústria cinematográfica norte-americana tem sido criticada pela falta de diversidade entre seus trabalhadores e produções. Felizmente, alguns cineastas e atores têm trabalhado com afinco para mudar essa realidade. Thandie Newton é uma dessas pessoas. A atriz britânica é conhecida por escolher papéis complexos e se entregar completamente às personagens que interpreta. Em Crash, ela prova mais uma vez que é uma das melhores de sua geração.

Estreado em 2004, Crash conta a história de várias pessoas que compartilham o mesmo hábito de dirigir por Los Angeles. Em meio a uma sucessão de acidentes e interações, os personagens deparam-se com situações extremas que colocam à prova seus valores e preconceitos. Ainda que o filme tenha um elenco estelar, com nomes como Sandra Bullock, Matt Dillon e Don Cheadle, é Thandie Newton quem rouba a cena.

Sua personagem é Christine, uma jovem negra que trabalha como diretora de televisão. Ela e seu namorado são parados pela polícia em uma blitz. A partir daí, o casal é submetido a um abuso de poder que não é nada incomum para pessoas negras em muitas partes do mundo. Christine é humilhada e, para piorar, tem seu carro roubado por um corrupto policial branco. A partir desse momento, a personagem entra em um estado de desespero que vai crescer ao longo do filme.

Thandie Newton entrega uma performance emocionante e intensa. Ela consegue expressar o medo, a raiva e a tristeza que atravessam a personagem de forma extremamente convincente. A atriz britânica, que nasceu no Zimbábue, disse em entrevista que se identificou com o papel, que é sobre a experiência de ser negra em um país que deveria ser sua casa, mas que ainda não é.

Crash foi dirigido por Paul Haggis e ganhou três Oscars em 2006. Além do prêmio de melhor filme, levou também o de melhor montagem e melhor roteiro. O filme é conhecido por ter uma abordagem arrojada sobre as tensões raciais nos Estados Unidos e por colocar em questão a ideia de que a diversidade é uma questão resolvida no país.

Ao longo dos anos, Crash tem sido alvo de críticas por supostamente reforçar as estereotipias raciais. Porém, é inegável que o filme colocou em foco questões importantes e que Thandie Newton está impecável em seu papel. Com determinação e talento, a atriz tem mostrado que não há limites para suas performances e que é um exemplo a ser seguido por outros atores que se preocupam com a representatividade no cinema.