Se você é fã de filmes de zumbi, sabe que existem inúmeros personagens icônicos que nos fazem sentir medo, tensão e até mesmo simpatia. Entre o grande leque de opções disponíveis, há um em particular que conquistou o meu coração e se tornou o meu zumbi favorito do cinema. Mas quem é ele?

Estou falando de Bub, o personagem interpretado por Howard Sherman em Dia dos Mortos (1985), dirigido por George A. Romero. Para quem não se lembra, Bub é um zumbi diferente dos demais: ele é capaz de aprender, se comunicar e até mesmo sentir empatia pela raça humana. Isso mesmo, ele tem características que o aproximam mais de um ser humano do que de um morto-vivo.

O que me cativa em Bub é justamente essa humanidade que ele carrega consigo. Embora ele seja um zumbi e tenha ações terríveis ao longo do filme, é impossível não sentir empatia por ele e torcer para que encontre um final feliz. Afinal, ele é vítima de um mundo que o transformou em uma criatura monstruosa e, mesmo assim, é capaz de demonstrar compaixão e afeto.

Outro aspecto interessante em Bub é o fato de ele representar um comentário social muito forte. A seu modo, ele questiona a ideia de que os zumbis não têm personalidade ou capacidade de raciocínio. Na verdade, Bub prova que a humanidade ainda existe dentro deles e que, se houver um esforço para compreendê-los, é possível criar uma relação de convivência pacífica entre as duas raças.

Além disso, há o ótimo trabalho do ator Howard Sherman, que consegue transmitir a humanidade de Bub por meio de suas expressões e trejeitos. Ele torna o personagem crível e tocante, mesmo com todas as limitações que a maquiagem e o figurino impõem. É impossível não ficar impressionado com a atuação de Sherman e seu talento ao criar uma figura tão única e cativante.

Por todas essas razões, Bub é o meu zumbi favorito do cinema. Ele representa muito mais do que uma criatura assustadora: é um personagem complexo e multifacetado, capaz de ensinar muito sobre empatia e superação. Se você ainda não assistiu Dia dos Mortos, recomendo que o faça o quanto antes e conheça esse personagem tão especial. Tenho certeza de que você também ficará cativado por ele.